O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumo
Este trabalho analisa as representações sociais e sua interface com as práticas profissionais dirigidas à promoção do desenvolvimento infantil. Foram realizadas 24 entrevistas semi-estruturadas, com profissionais de dois serviços de saúde, situados em São Paulo. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, através da qual buscou-se reconstruir os contextos institucional e político nos quais as representações e as práticas se constituem. Os resultados apresentam dados sobre o exercício da “violência simbólica” no cotidiano dos profissionais. Discutem-se, também, as relações estabelecidas entre práticas e representações, resultando daí a caracterização de posições institucionais, delimitando uma “geografia” das relações entre equipes de trabalho. Conclui-se que o estudo das práticas profissionais voltadas à saúde da criança pode ser proveitosamente realizado utilizando-se a teoria de representações sociais, uma vez que esse objeto de estudo não se esgota na análise do processo saúde-doença, mas exige novas definições paradigmáticas que efetivem o conceito de “promoção da saúde”.Downloads
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