Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo: Estratégia de Psicoeducação com Estudantes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75309

Palavras-chave:

psicoterapia em grupo, saúde mental, universitários, terapia cognitivo-comportamental em grupo

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar os resultados de um grupo psicoterápico psicoeducativo desenvolvido junto a estudantes de Enfermagem. Foram realizados seis encontros com cinco estudantes de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os encontros foram audiogravados, transcritos e submetidos à análise temático-reflexiva. Os resultados encontrados permitiram a construção de cinco categorias temáticas: (1) Desafios da adaptação ao ensino superior; (2) Concepções sobre saúde mental na universidade; (3) Autocuidado e equilíbrio entre a vida universitária e pessoal; (4) Relações interpessoais e vida universitária; (5) Perspectivas e expectativas sobre a formação. O processo de integração à universidade requer mobilização cognitiva, afetiva e social, sendo que as relações com os pares, professores e familiares foram destacadas como importantes para essa adaptação. As participantes destacaram conhecer a importância do cuidado em saúde mental, mas admitiram dificuldades de promoverem o autocuidado. O espaço grupal foi utilizado como ambiente de escuta, estabelecimento de vínculo e autocuidado. Os grupos psicoeducativos demonstraram ser importantes para a construção de estratégias de enfrentamento e um espaço para o acolhimento de demandas que emergem nessa etapa do desenvolvimento.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Souza, D. C. de, Rossato, L., Zanini, M. R. G. C., & Scorsolini-Comin, F. (2023). Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo: Estratégia de Psicoeducação com Estudantes de Enfermagem. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 226–249. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75309

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento