Função de Cuidar na Educação Infantil: Contribuições de Grupos de Discussão de Trabalho com Educadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75308

Palavras-chave:

grupo de discussão de trabalho, educação infantil, função de cuidar, psicanálise

Resumo

As educadoras que atuam na Educação Infantil participam da subjetivação de bebês e crianças pequenas, o que pode ser extremamente exigente. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo oferecer um espaço de escuta para educadoras, com vistas a refletir sobre os desafios da função de cuidar de bebês e crianças bem pequenas na Educação Infantil. Foram realizadas duas edições de um grupo de discussão de trabalho, nas quais participaram cinco educadoras. O material produzido no grupo de discussão de trabalho, juntamente com relatos discutidos em supervisão, foi analisado qualitativamente, a partir de análise temática indutiva. Os resultados evidenciam que o cuidado exige presença, previsibilidade, intimidade e sensibilidade, o que, muitas vezes, é solicitado pelos próprios bebês/crianças que convocam o adulto. Entretanto, responder a essas demandas de forma individualizada num ambiente coletivo pode trazer desconforto, mal-estar e angústia. O grupo de discussão de trabalho oportunizou às educadoras tomarem consciência de como se utilizavam, por vezes, de um estilo de cuidado mais mecanizado e controlador, de forma a se protegerem dessas demandas. Em síntese, o bebê/criança desacomoda o adulto e o convoca a (re)pensar sobre seu fazer, apontando a importância de espaços de escuta e reflexão aos profissionais da educação.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Sehn, A. S., & Lopes, R. de C. S. (2023). Função de Cuidar na Educação Infantil: Contribuições de Grupos de Discussão de Trabalho com Educadoras. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 205–225. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75308

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento