Jovem Nem Nem: Questionamentos a partir de Pesquisas sobre Juventude e Experiências de Jovens Pobres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68641

Palavras-chave:

juventude pobre, jovens nem nem, educação, trabalho, pesquisa-intervenção

Resumo

Os/as chamados/as jovens nem nem são os/as que nem estudam, nem trabalham, nem procuram emprego. Analisamos sua construção como problema social a partir de um tripé: o desconhecimento e desinteresse pelas experiências dos/as jovens pobres, a espetacularização do fenômeno e a constituição de um conjunto de práticas para solucioná-lo. As análises apresentadas partem de uma pesquisa que realizou, com o auxílio do programa ALCESTE, uma análise lexical de universos semânticos sobre os/as chamados/as jovens nem nem em 19 documentos da Organização Internacional do Trabalho/OIT, e uma pesquisa-intervenção com 14 jovens. Analisamos como as microrrelações, as macropolíticas, os aspectos institucionais e culturais contribuem para a ausência dos/as jovens na escola e no trabalho, o que se contrapõe às noções de que os investimentos necessários para a resolução do problema construído devem se dirigir, exclusivamente, à dimensão individual. Problematizamos as noções que convidam a pensar os/as jovens ditos/as nem nem como sujeitos vulneráveis e como grupo de risco, e destacamos sua construção como simulacro dos/as jovens que têm seus direitos negados cotidianamente.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Silva Júnior, P. R. da, & Mayorga, C. (2022). Jovem Nem Nem: Questionamentos a partir de Pesquisas sobre Juventude e Experiências de Jovens Pobres. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 645–665. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68641

Edição

Seção

Psicologia Social