Escola, Família e Relações Intergrupais: Representações e Identidade Social de Pessoas com Deficiência Visual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68632

Keywords:

representação social, identidade social, deficiente visual

Abstract

Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre as representações sociais da deficiência visual e a identidade social para pessoas cegas e com baixa visão. Foram entrevistadas 40 pessoas, 20 autodeclaradas cegas e 20 autodeclaradas com baixa visão. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A transcrição das respostas compôs um corpus de análise, submetido a uma classificação hierárquica descendente pelo software IRaMuTeQ 0.2. Como resultados, observou-se a ancoragem da representação da deficiência visual nas representações de acessibilidade - sobretudo na escola -, dependência - principalmente na família - e limitação; a objetivação da pessoa cega expressa na bengala; e a identidade social das pessoas cegas relativamente coesa, enquanto das com baixa visão bastante fragmentada, além de ambas negarem seus grupos de pertença para se inserir no grupo de pessoas sem deficiência. Concluiu-se pela emergência de pesquisas e intervenções que enfoquem o trabalho com familiares e professores enquanto agentes de formação da identidade social para pessoas com deficiência visual.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-06-30

How to Cite

Oliveira, D. C. de, & Castro, A. (2022). Escola, Família e Relações Intergrupais: Representações e Identidade Social de Pessoas com Deficiência Visual. Studies and Research in Psychology, 22(2), 485–504. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68632

Issue

Section

Social Psychology