Avaliação Formal e Conhecimento de Professores sobre o Letramento na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64043

Palavras-chave:

educação infantil, letramento, percepção de professores, avaliação, aprendizagem

Resumo

Este estudo comparou a avaliação de pré-escolares feita por professores com os resultados obtidos pela aplicação da Escala de Letramento Emergente pela pesquisadora. Participaram 20 alunos de quatro turmas do último ano da Educação Infantil e respectivas professoras. Cada professora indicou três alunos com baixo desempenho e três com bom desempenho nas atividades em sala de aula. A Escala foi aplicada pela pesquisadora e um questionário baseado na Escala foi respondido pelas professoras. Os resultados mostraram que as avaliações das professoras apresentaram escores altos atribuídos aos alunos indicados com bom desempenho, aproximando daqueles obtidos com a Escala. Para oito dos doze alunos indicados com baixo desempenho, as avaliações das professoras apresentaram conceito mais baixo do que o escore aferido pela Escala. Os resultados contribuem para discutir práticas educativas uma vez que, em algumas ocasiões, o professor pode identificar a dificuldade do aluno em aprender determinados conteúdos. Estudos futuros devem considerar o planejamento e a oferta de atividades na formação de professores.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Conti, L. M. C., Postalli, L. M. M., & Souza, D. das G. de. (2021). Avaliação Formal e Conhecimento de Professores sobre o Letramento na Educação Infantil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1728–1750. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64043

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização