Dupla Rota na Leitura e Compreensão Leitora no Português do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64039

Palavras-chave:

reconhecimento de palavras, consciência fonológica, compreensão de leitura, ensino fundamental, ano escolar

Resumo

O Modelo de Leitura de Dupla Rota é relevante tanto para o entendimento do processo de leitura como para a compreensão leitora. Este estudo objetivou investigar a contribuição da consciência fonológica (rota fonológica) e do reconhecimento de palavras (rota lexical), bem como do ano escolar para a habilidade de leitura em voz alta de palavras isoladas e a compreensão de leitura no português do Brasil. Participaram desta pesquisa 443 alunos do 3º ao 5º ano de Ensino Fundamental I, de escolas públicas de todas as regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Cloze 1 e Cloze 2, Prova de Leitura do Teste de Desempenho Escolar, Roteiro de Avaliação de Consciência Fonológica e Escala de Reconhecimento de Palavras. Os resultados indicaram que o valor explicativo da mediação do reconhecimento de palavras na relação preditiva indireta da consciência fonológica foi maior para compreensão de leitura do que para leitura. A contribuição explicativa da mediação do reconhecimento de palavras na relação preditiva do ano escolar apresentou valores próximos para leitura e compreensão de leitura. É possível concluir que mesmo com o controle do ano escolar, tanto a rota fonológica como a rota lexical predizem a leitura e a compreensão leitora.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Ferraz, A. S., Lima, T. H. de, Higa, A. S., & Santos, A. A. A. dos. (2021). Dupla Rota na Leitura e Compreensão Leitora no Português do Brasil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1645–1664. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64039

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização