Engajamento Escolar e Preditores Cognitivos da Leitura: um Estudo Longitudinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64037

Palavras-chave:

engajamento escolar, consciência fonológica, consciência morfológica, nomeação seriada rápida, leitura

Resumo

O presente estudo investigou a relação dos preditores cognitivos da leitura e do engajamento escolar com a habilidade de leitura. Participaram dessa pesquisa 74 crianças falantes do português brasileiro. As crianças eram de uma escola pública e tinham uma idade aproximada de 10 anos no início da pesquisa. Avaliou-se a consciência morfológica, a consciência fonológica, a memória de trabalho fonológica, a nomeação seriada rápida, a inteligência, o engajamento escolar e a leitura dos participantes em dois momentos: no final do 4º ano do Ensino Fundamental e no meio do 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados de análises de regressão evidenciaram que as variáveis cognitivas são as mais importantes na predição da leitura. Identificou-se uma relação causal da precisão de leitura para a consciência fonológica e uma relação recíproca entre a nomeação seriada rápida e a fluência de leitura. A consciência morfológica foi importante para a compreensão de leitura, juntamente com o engajamento comportamental. Esses resultados reforçam a importância de se estimular os preditores cognitivos da leitura e de se incentivar o envolvimento dos alunos na escola durante a aprendizagem da leitura.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Quirin, M. A. A., Justi, F. R. dos R., & Justi, C. N. G. (2021). Engajamento Escolar e Preditores Cognitivos da Leitura: um Estudo Longitudinal. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1604–1624. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64037

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização