Preditores de Barreiras à Criatividade de Estudantes de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.62708

Palavras-chave:

criatividade, ensino superior, educação em engenharia

Resumo

Na formação de engenheiros, a criatividade é valorizada por estar relacionada com inovação, mas há muitos desafios para serem enfrentados a fim de encorajá-la nesse contexto. Buscando oferecer condições para o desenvolvimento da criatividade no ensino superior, a literatura investiga a existência de fatores pessoais e ambientais que podem facilitar ou inibir a expressão criativa dos universitários. O objetivo foi identificar preditores de barreiras à criatividade de estudantes de engenharia, considerando variáveis pessoais e acadêmicas. Participaram 374 universitários, que responderam ao Questionário para Caracterização da Amostra e ao Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal. Regressão logística múltipla foi usada para tratamento dos dados. A variável resposta (se concordam ou não com fatores que refletem barreiras à criatividade) foi explicada levando em consideração um conjunto de variáveis preditoras (idade, gênero, curso de engenharia, período de curso e se trabalha). Os principais resultados sugerem que as variáveis gênero feminino e primeiro ano do curso foram preditoras para a barreira Inibição/Timidez; e as variáveis primeiro e segundo ano do curso foram preditoras para a barreira Repressão Social. Discutiu-se a importância desses resultados na ampliação de recursos pessoais e no fortalecimento de uma cultura institucional voltada para a valorização e o desenvolvimento da criatividade.

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Publicado

06-10-2021

Como Citar

Pereira-Guizzo, C. de S., Gomes, M. V. M., Nogueira, T. B. R., & Murta, S. G. (2021). Preditores de Barreiras à Criatividade de Estudantes de Engenharia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(3), 1026–1045. https://doi.org/10.12957/epp.2021.62708

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento