Promoção das Habilidades Sociais de Futuros Professores com foco na Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61060Palavras-chave:
habilidades sociais, intervenção, estudantes universitários, inclusão, avaliação de programaResumo
O desenvolvimento das habilidades sociais de futuros professores é fator essencial para a inclusão de alunos com deficiência. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa de Promoção de Habilidades Sociais com foco na inclusão, voltado para estudantes universitários do curso de Pedagogia. Participaram 10 estudantes universitárias (idade entre 18 e 56 anos). Os instrumentos de avaliação foram: (a) Inventário de Habilidades Sociais (pré, Pós-intervenção e seguimento), (b) Questionário Diagnóstico (pré e Pós-intervenção) e (c) Diário de Campo (processual). Os escores de Pós-intervenção do Inventário de Habilidades Sociais foram significativamente maiores do que os escores pré-intervenção e comparações post hoc indicaram médias maiores, estatisticamente significantes, para os escores no seguimento, em relação à pré-intervenção, no Escore Total. A análise do questionário diagnóstico constatou maior compreensão do papel do interlocutor e ampliação dos conceitos teóricos e sua aplicabilidade. As vivências e dinâmicas evidenciaram o desenvolvimento das subclasses de habilidades sociais das graduandas, especialmente da assertividade e da empatia. Os escores obtidos no seguimento revelaram que a melhora nos fatores de habilidades sociais se manteve no intervalo de dois anos, indicando que as futuras professoras desenvolveram de modo adequado as habilidades sociais, contribuindo para sua atuação no contexto educativo.Downloads
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