Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.61059

Palavras-chave:

relato de experiência, extensão universitária, atenção plena, promoção da saúde, estudantes

Resumo

Extensão universitária é um dos pilares da universidade brasileira, juntamente com ensino e pesquisa. A oferta de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação como ação de extensão lhes oferece a oportunidade de desenvolverem habilidades psicológicas e sociais para manejar o estresse e promover a saúde e a qualidade nas interações acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de gerenciamento de um projeto de extensão universitária de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação em uma universidade pública durante três anos. Para tanto, o trabalho foi organizado nas seções iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento do projeto. Procedimentos foram detalhados e os principais desafios e benefícios percebidos foram relatados juntamente com as lições aprendidas. O índice de interesse na intervenção foi elevado, havendo demanda superior à oferta de vagas. A realização de programas de mindfulness na universidade depende também da formação do instrutor que os ministrará e da disponibilidade de recursos e estrutura física para oferecê-los. Por fim, considera-se que ações como essas são possíveis no contexto universitário, recomendando-se o seu registro e formalização como extensão, avaliando recursos disponíveis, calendário e demandas acadêmicas e fidelidade ao currículo ministrado.

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Azevedo, M. L. de, & Menezes, C. B. (2021). Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(2), 590–610. https://doi.org/10.12957/epp.2021.61059

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento