Compreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.61058

Palavras-chave:

compreensão de leitura, ensino médio, leitura, desempenho escolar, dificuldades de leitura

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar se a Compreensão de Textos Literários e Científicos de uma amostra de alunos do Ensino Médio contribuiu para o Desempenho Acadêmico desses alunos em disciplinas que não apenas de linguagem. Participaram dessa pesquisa 75 estudantes do Ensino Médio de uma escola Pública do Estado do Rio de Janeiro. A média de idade foi de 17,07 anos (DP = 0,74). A compreensão de leitura científica foi avaliada com dois pequenos textos seguidos de perguntas de múltipla escolha, o teste de Compreensão de leitura literária foi um teste de Cloze, a inteligência geral foi avaliada pelas Matrizes Progressivas de Raven e a avaliação de desempenho escolar foi calculada pela média do Coeficiente de Rendimento dos alunos. Análises de regressão mostraram que a Compreensão de Leitura de Textos Científicos contribuiu para o desempenho acadêmico medido pelo coeficiente de rendimento médio, mesmo depois de controlado a inteligência não verbal. Os resultados corroboram com estudos que apontam a importância da compreensão de texto para o sucesso acadêmico em todo o ciclo escolar.

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Pires, M. A. B., & Mota, M. M. P. E. da. (2021). Compreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias Escolares. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(2), 572–589. https://doi.org/10.12957/epp.2021.61058

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento