Relações entre o Reconhecimento de Personagens, Logos e Marcas de Produtos de Tabaco, Fast-Food, Refrigerantes e Bebidas Alcoólicas em Crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2020.54353

Palavras-chave:

crianças, publicidade, tabaco, bebidas alcoólicas, fast-food

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar relações entre o reconhecimento de personagens infantis e a associação de logos e marcas de produtos de tabaco, fast-food, refrigerantes e bebidas alcoólicas em 90 crianças, entre 4-9 anos, da cidade do Rio de Janeiro, sendo a maioria do sexo masculino (56,7%). A escolha da faixa etária se baseou no modelo de comportamento consumidor proposto por McNeal, o qual diz que o consumidor se encontra plenamente formado aos 8 anos de idade. Utilizou-se o Instrumento de Avaliação de Personagens de Desenho Animado e Filme (IACMC, α = 0.80, M=0.75, DP= 0.16), o Instrumento de Avaliação de Logos de Desenho Animado e Filme (IACML α = 0.80, M = 0.88, DP = 0.21) e o Instrumento de Avaliação da Associação de Logos e Marcas (IALTA, α = 0.74, M = 0.53, DP = 0.14). As pontuações globais para reconhecimento de logos correlacionaram-se significativamente com as pontuações globais para reconhecimento de personagens infantis (= 0.38, p<0.01). O modelo foi desenhado a partir de personagens para logotipos e destes para associações de fast-food. Um efeito direto foi extraído de fast-food com refrigerante e álcool. O ajuste foi  (df = 736) = 782.97 (= 0.112), RMSEA = 0.03 (90% de CC [0.00, 0.04]) (p = 0.996), CFI = 0.95, TLI = 0.94. A pesquisa demonstrou a necessidade de regulamentação mais rígida para a publicidade de bebidas alcoólicas, refrigerantes e fast-food.

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Publicado

10-09-2020

Como Citar

Lemos, D. C. L., dos Santos, P. P. P., Ribas Júnior, R. de C., Nunes, L. Y. O., & Campos, L. A. M. (2020). Relações entre o Reconhecimento de Personagens, Logos e Marcas de Produtos de Tabaco, Fast-Food, Refrigerantes e Bebidas Alcoólicas em Crianças. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 20(3), 855–877. https://doi.org/10.12957/epp.2020.54353

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento