Avaliação da Criatividade no Contexto das Altas Habilidades/Superdotação: Evidências de Validade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2020.54352

Palavras-chave:

desenho, criatividade, superdotação, validade de testes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade baseadas nas relações com variáveis externas, do tipo convergente, para um subteste para avaliação da criatividade figural, parte de uma Bateria para Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação (BAAH/S). A amostra constituiu-se por 114 estudantes do 2º ano (n=15) e 3º ano (n=99) do ensino médio, com idades entre 15 e 20 anos (M=17; DP=0,85), sendo 52 do sexo masculino, provenientes de uma escola pública. Os participantes responderam ao Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) e ao Subteste Completando Figuras (em processo de validação). Por meio da Correlação de Pearson, os fatores que avaliam aspectos criativos semelhantes apresentaram correlações positivas e significativas (r=0,64 entre os fatores emocionais; r=0,60 entre os fatores cognitivos; r=0,56 entre os fatores de enriquecimento de ideias), indicando convergência entre as medidas. A correlação entre as características criativas isoladas, avaliadas em ambos os testes se mostrou, em sua maioria, significativa, com valores oscilando entre r=0,21 e r=0,61. Tais resultados tornam possível confirmar as evidências de validade do subteste em desenvolvimento.

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Publicado

10-09-2020

Como Citar

Nakano, T. de C., Gomes, L. B., Zaia, P., Spadari, G. F., Miranda, M. A., & Pinto, M. M. S. (2020). Avaliação da Criatividade no Contexto das Altas Habilidades/Superdotação: Evidências de Validade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 20(3), 835–854. https://doi.org/10.12957/epp.2020.54352

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento