Observação Materna: Primeiros Sinais do Transtorno do Espectro Autista Maternal

Autores

  • Bibiana Massem Homercher Universidade Franciscana - UFN
  • Laís Smeha Peres Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Liziane Falleiro dos Santos Arruda Universidade Franciscana - UFN
  • Luciane Najar Smeha Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2020.52585

Palavras-chave:

autismo, maternidade, saúde materno-infantil, vínculo mãe-filho

Resumo

Os indicadores de risco para o desenvolvimento psíquico da criança podem ser identificados nos primeiros meses de vida do bebê. Essa pesquisa teve como objetivo apresentar e discutir os primeiros sinais, observados por mães de bebês que, posteriormente, na fase da infância, foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O delineamento foi quali-quantitativo. Participaram 27 mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada e passaram por uma análise de conteúdo. Posteriormente, os sinais referidos no relato das mães foram listados, reagrupados por áreas e submetidos à estatística descritiva. Constatou-se que os sinais mais observados correspondiam à área da linguagem e do comportamento. Na época da observação, as mães não relacionaram as alterações identificadas com a possibilidade de um diagnóstico de Autismo. Elas também, inicialmente, não foram alertadas por profissionais da saúde em relação aos indicadores já apresentados pelos bebês e, consequentemente, a maioria das participantes recebeu o diagnóstico após os 36 meses da criança. Sugere-se que o os profissionais da saúde participem de capacitações sobre os sinais de risco para o desenvolvimento psíquico infantil, com vistas a uma atuação de qualidade, respaldada pelo crescente aporte teórico sobre o tema.

Downloads

Publicado

09-07-2020

Como Citar

Homercher, B. M., Peres, L. S., Arruda, L. F. dos S., & Smeha, L. N. (2020). Observação Materna: Primeiros Sinais do Transtorno do Espectro Autista Maternal. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 20(2), 540–558. https://doi.org/10.12957/epp.2020.52585

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento