Mulheres no Contexto de Trabalho: Representações Sociais a partir da Orientação Sexual

Natalia Fernandes Teixeira Alves, Luciana Maria Maia, Luiza Barbosa Porto Lima, Luana Elayne Cunha de Souza, Iara Andrade de Oliveira, Ágatha Aila Amábili de Meneses Gomes

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi identificar os elementos que compõem as representações sociais de estudantes universitários sobre a participação de mulheres no contexto de trabalho, tendo em vista a orientação sexual dessas mulheres. Para isso, 177 universitários responderam o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com os termos indutores "mulheres no contexto de trabalho" e "lésbicas no contexto de trabalho". Os dados foram analisados por meio da Análise Prototípica, realizada pelo programa Iramuteq. Para as mulheres em geral, os resultados indicam o uso de palavras com conotações aparentemente positivas, mas que reforçam estereótipos de gênero, apontando funções socialmente definidas para mulheres. Para as lésbicas, os resultados centralizam o conteúdo no preconceito sofrido por essas enquanto membros da comunidade LGBT.

Palavras-chave


representações sociais; mulher; lésbica; preconceito; trabalho

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2020.52567

Licença Creative Commons
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651

E-mail: revispsi@gmail.com