Habilidades Sociais e Expectativas Acadêmicas em Estudantes de Enfermagem
Cátia Cristina de Carvalho Nogueira, Adriana Benevides Soares, Marcia Monteiro, Humberto Cláudio Passeri Medeiros
Resumo
O estudo avaliou o repertório de habilidades sociais e de expectativas acadêmicas de estudantes de enfermagem e comparou com alunos de outros cursos da área da saúde do primeiro e do último ano. Participaram da pesquisa 200 alunos de instituições particulares, iniciantes e concluintes de enfermagem e de outras áreas da saúde, sendo 78,5% (N=135) do sexo feminino e 32,5% (N=65), pertencentes à classe social B2. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais e o Questionário de Envolvimento Acadêmico nas Versões A e B. Os concluintes de enfermagem apresentaram melhores escores em habilidades sociais do que as outras amostras de estudantes, melhor comportamento efetivo no Envolvimento Institucional e melhor utilização da infraestrutura disponível na universidade para a realização de atividades acadêmicas. O estudo contribui com evidências sobre a relevância do desenvolvimento das habilidades sociais para a atuação profissional do enfermeiro na assistência à saúde.
Palavras-chave
habilidades sociais; expectativas acadêmicas; estudantes universitários; saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2020.50792

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