O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização

Autores

  • Katia de Matos Palinha Universidade Salgado de Oliveira – Universo
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Salgado de Oliveira – Universo

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.46911

Palavras-chave:

home literacy, alfabetização, educação infantil

Resumo

Neste estudo, investigou-se o papel do Home Literacy Environment e da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores da alfabetização: consciência fonológica e conhecimento de letras. Participaram da pesquisa 53 estudantes do 1º ano de escolas municipais de nível socioeconômico baixo e seus cuidadores, sendo analisadas: 1) as relações entre Home Literacy Environment e os precursores, por meio de correlações de Pearson, as quais não foram significativas; 2) a contribuição da Educação Infantil no desenvolvimento dos precursores, medida por meio de Testes t, comparando-se as diferenças entre os grupos 0 (pouca experiência) e 1 (com experiência em Educação Infantil), onde se obteve correlações significativas entre o conhecimento das letras e Consciência Fonológica. Esses dados sugerem que o Home Literacy Environment dessas crianças pode ser insuficiente para o desenvolvimento desses preditores, e, portanto, cursar a Educação Infantil influencia a alfabetização.

Downloads

Publicado

03-12-2019

Como Citar

Palinha, K. de M., & Mota, M. M. P. E. da. (2019). O Papel da Home Literacy e da Educação Infantil no Desenvolvimento dos Precursores da Alfabetização. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(3), 704–717. https://doi.org/10.12957/epp.2019.46911

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento