Estilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros

Autores

  • Zakiee Castro Mufarrej Hage Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ida Kublikowski Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.44285

Palavras-chave:

Instagram, redes sociais, autorretratos, jovens

Resumo

O Brasil é o segundo país que mais acessa o Instagram e seu público mais conectado são os adultos jovens. Com foco na constituição de identidades narrativas e de uma perspectiva sistêmica, a presente pesquisa buscou identificar quantitativamente os estilos de uso e compreender qualitativamente os significados atribuídos por jovens adultos aos autorretratos postados no Instagram. Foi adotado o método misto sequencial explanatório. Primeiramente, foram contabilizadas e analisadas imagens postadas durante dez dias por 30 homens e 30 mulheres brasileiros, com idades entre 25 e 29 anos. Na fase seguinte, foram entrevistados seis colaboradores, três homens e três mulheres, selecionados a partir da quantidade de fotos postadas no período abordado. A análise estatística evidenciou que a categoria de imagens mais postada por homens e mulheres corresponde à dos autorretratos. A análise temática das entrevistas indicou que o Instagram oferece maior liberdade de exposição e que os participantes sofrem influência do olhar externo. Os significados atribuídos às postagens foram: privacidade, memória, beleza e felicidade. Identidades narrativas imagéticas se constituem e moldam as formas de expressão possíveis na rede, regidas pelos ideais de gênero, beleza e felicidade. A liberdade imaginada nas escolhas biográficas se vê tolhida por um olhar que vigia e curte.

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Publicado

15-08-2019

Como Citar

Hage, Z. C. M., & Kublikowski, I. (2019). Estilos de uso e significados dos autorretratos no Instagram: Identidades narrativas de adultos jovens brasileiros. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(2), 522–539. https://doi.org/10.12957/epp.2019.44285

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento