Revisão sobre a utilização da teoria das representações sociais nos estudos sobre homofobia no Brasil

Autores

  • Lawerton Braga da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Renata Lira dos Santos Aléssio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.44278

Palavras-chave:

psicologia social, representações sociais, preconceito, homofobia e homossexualidade

Resumo

Este artigo de revisão objetiva destacar as contribuições e fazer um panorama dos estudos que utilizam a teoria das representações sociais para estudar o fenômeno da homofobia no contexto da psicologia social brasileira. A pesquisa foi realizada nas bases BVS, PePSIC e SciELO, sem demarcação de tempo. Foram encontrados sete artigos empíricos realizados no contexto brasileiro, três de cunho quantitativo e quatro qualitativos. Cinco artigos deixaram claros os modelos escolhidos, entre eles a abordagem societal e abordagem estrutural. Também apontaram quatro núcleos temáticos que não são excludentes, mas dizem respeito ao foco de cada trabalho: (1) Expressão do preconceito e natureza da homossexualidade; (2) Adoção homoparental; (3) Representações sociais da homossexualidade; (4) Professores e representações sociais da homossexualidade e diversidade sexual. Duas tendências podem ser apontadas quanto aos objetivos: (1) a compreensão das expressões do preconceito (sutil e flagrante) com base nas representações sobre a natureza da homossexualidade; (2) as representações a respeito da homossexualidade. É preciso que os estudos futuros mudem seu foco, propondo formas de enfrentamento e combate a discriminação homofóbica, além de considerar o lugar de fala de LGBT. Deixando a busca pela origem da homofobia e da homossexualidade em segundo plano.

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Publicado

15-08-2019

Como Citar

Silva, L. B. da, & Aléssio, R. L. dos S. (2019). Revisão sobre a utilização da teoria das representações sociais nos estudos sobre homofobia no Brasil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(2), 342–365. https://doi.org/10.12957/epp.2019.44278

Edição

Seção

Psicologia Social