Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos

Vanessa Barbosa Romera Leme, Adriana Pinheiro Serqueira das Chagas, Aline Penna-de-Carvalho, Amanda Porto Padilha, Ana Júlia de Carvalho Pereira Alves, Carolina Seixas da Rocha, Fernanda de Azevedo França, Fernanda dos Santos Quintanilha de Jesus, Fernanda Pereira Calabar, Lana Pereira Mattos, Letícia Costa Leopoldino, Luana de Mendonça Fernandes, Priscila Sá da Silveira

Resumo


Este estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto que realizou oficinas e palestras sobre habilidades sociais e de vida em diferentes contextos educativos. As ações extensionistas são desenvolvidas com estudantes, docentes e funcionários técnicos-administrativos de uma universidade pública e alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas da educação básica, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas quatro oficinas e uma palestra realizadas na universidade e nas escolas. Todas as ações foram baseadas na promoção das habilidades sociais e de vida e evidenciaram, por meio dos relatos dos participantes, alguns ganhos no autoconhecimento e satisfação com atividades propostas. Ao final são analisados o impacto das atividades e os desafios que envolveram o projeto com foco na promoção de saúde mental e prevenção do suicídio.

Palavras-chave


habilidades sociais; habilidades de vida; suicídio; prevenção; saúde mental

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43020

Licença Creative Commons
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651

E-mail: revispsi@gmail.com