Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos

Autores

  • Vanessa Barbosa Romera Leme UERJ
  • Adriana Pinheiro Serqueira das Chagas UERJ
  • Aline Penna-de-Carvalho UERJ
  • Amanda Porto Padilha UERJ
  • Ana Júlia de Carvalho Pereira Alves UERJ
  • Carolina Seixas da Rocha UERJ
  • Fernanda de Azevedo França UERJ
  • Fernanda dos Santos Quintanilha de Jesus UERJ
  • Fernanda Pereira Calabar UERJ
  • Lana Pereira Mattos UERJ
  • Letícia Costa Leopoldino UERJ
  • Luana de Mendonça Fernandes UERJ
  • Priscila Sá da Silveira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.43020

Palavras-chave:

habilidades sociais, habilidades de vida, suicídio, prevenção, saúde mental

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto que realizou oficinas e palestras sobre habilidades sociais e de vida em diferentes contextos educativos. As ações extensionistas são desenvolvidas com estudantes, docentes e funcionários técnicos-administrativos de uma universidade pública e alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas da educação básica, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas quatro oficinas e uma palestra realizadas na universidade e nas escolas. Todas as ações foram baseadas na promoção das habilidades sociais e de vida e evidenciaram, por meio dos relatos dos participantes, alguns ganhos no autoconhecimento e satisfação com atividades propostas. Ao final são analisados o impacto das atividades e os desafios que envolveram o projeto com foco na promoção de saúde mental e prevenção do suicídio.

Downloads

Publicado

04-06-2019

Como Citar

Leme, V. B. R., Chagas, A. P. S. das, Penna-de-Carvalho, A., Padilha, A. P., Alves, A. J. de C. P., Rocha, C. S. da, … Silveira, P. S. da. (2019). Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(1), 284–297. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43020

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento