Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015Palavras-chave:
relato de experiência, pesquisa, ciências humanas, pós-modernidade, pesquisa qualitativaResumo
A construção do conhecimento científico organiza-se numa multiplicidade, permanentemente desafiada a elaborar modos de leituras da realidade. Esse estudo apresenta o Relato de Experiência (RE) como produto científico próprio às ciências humanas e à pós-modernidade. Análise documental realizada entre 12/2017-01/2018, pesquisou periódicos da área da psicologia, classificados no quadriênio 2013-2016, na Plataforma Sucupira. Analisados 170 periódicos, identificou-se que apenas cinco aceitam o RE como um documento científico, esses de origem brasileira e vinculadas aos mais importantes programas de pós-graduação na psicologia brasileira e situados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O Resultado reafirma a limitada força política do RE e a potência da perspectiva empirista cartesiana nos domínios da pesquisa em psicologia. Neste artigo, discute-se a importância do RE como narrativa que legitima a experiência enquanto fenômeno científico, e propõe-se seis passos de referência para sua construção.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.