Del aula al laboratorio, tres mujeres científicas en la historia de la psicología argentina

Autores

  • María Andrea Piñeda Universidad Nacional de San Luis – UNSL

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.42237

Palavras-chave:

História da psicologia, mulheres, carreira científica, processo de pensamento, estudo fatorial

Resumo

O processo de integração de três mulheres argentinas na carreira científica é descrito a partir do momento em que eles obtiveram um doutorado em psicologia enquanto estavam trabalhando em um laboratório estrangeiro durante a década de 1960. A trajetória de Hermelinda Fogliatto, Rosalía Paiva e Ana María Insúa é retratada revelando sua chegada da educação ao campo da psicologia. Enquanto não havia tradição de promover o doutorado em psicologia na Argentina, eles conseguiram nesse objetivo sob a direção de Horacio Rimoldi no Laboratório Psicométrico da Universidade de Loyola (Chicago), que as encorajou em suas carreiras. Eles realizaram pesquisas sobre o processo de pensamento para resolução de problemas, com o modelo fatorial, consideradas como referência internacional. Trabalharam para organizações apoiadas pelas agências de Saúde e Educação dos Estados Unidos. Duas delas retornaram à Argentina onde trabalharam para o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Discute-se o papel desta instituição na promoção da pesquisa psicológica bem como o lugar da pesquisa no treinamento e perfil dos psicólogos.

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Publicado

29-04-2019

Como Citar

Piñeda, M. A. (2019). Del aula al laboratorio, tres mujeres científicas en la historia de la psicología argentina. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(4), 1299–1322. https://doi.org/10.12957/epp.2018.42237