História da Psicologia, por quê?

Autores

  • Ana Maria Del Grossi Ferreira Mota Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Bianca dos Santos Cara Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Rodrigo Lopes Miranda Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.42222

Palavras-chave:

História da Psicologia, História Social da Psicologia, Ensino de História da Psicologia

Resumo

Recorrentemente, o psicólogo-historiador se vê diante da questão, endereçada por seus pares ou alunos: por que estudar História da Psicologia? Tal questão é tão recorrente que livros-texto de História da Psicologia reservam um espaço para apresentar respostas, justificativas, a tal provocação. Diante disso, este artigo endereça uma resposta a tal questão, a partir da hipótese de que a História da Psicologia é uma ferramenta para compreensão de rupturas e permanências de fenômenos históricos vinculados aos campos Psi e, esta compreensão, nos auxilia em uma visão mais crítica do presente. Para atingir tal objetivo, são apresentados dois exemplos de questões históricas, mais ainda contemporâneas, na Psicologia brasileira: (a) a definição de campos de atuação e técnicas de atuação do psicólogo e (b) discursos e práticas normatizantes com pessoas homossexuais. Assim, a partir de tais exemplos que nos permitem ver a história na Psicologia e, também, a Psicologia na história, conclui-se que a História da Psicologia pode, sim, contribuir com uma análise mais crítica do momento presente. Para tanto, faz-se necessário a pesquisa em História da Psicologia e o ensino de sua história, para uma formação crítica do psicólogo brasileiro.

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Publicado

29-04-2019

Como Citar

Mota, A. M. D. G. F., Cara, B. dos S., & Miranda, R. L. (2019). História da Psicologia, por quê?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(4), 1049–1067. https://doi.org/10.12957/epp.2018.42222