Metas de socialização de pais e mães de diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro

Autores

  • Leticia Oliveira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Luciana Fontes Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.40452

Palavras-chave:

metas de socialização, crenças parentais, diferentes configurações familiares

Resumo

As metas de socialização têm a sua construção mediada pelas crenças parentais e, por conseguinte, pela cultura, sendo de considerável relevância que sejam investigadas de acordo com os contextos nos quais estão inseridas. Com o objetivo de identificá-las em diferentes tipos de família, participaram do estudo 40 pais e mães residentes na cidade do Rio de Janeiro, com filhos entre sete e 11 anos de idade, de três configurações familiares: 10 casais de famílias nucleares, 10 mães de famílias mononucleares e cinco casais de famílias reconstituídas. Foi utilizado um questionário sociodemográfico para coletar dados como idade, gênero e tipo de família e o Inventário de metas de socialização/desenvolvimento para identificar as trajetórias de socialização. Os resultados apontaram que não houve diferenças significativas entre autonomia e relação na amostra geral (Z=-0,96; p>0,05),assim como, não houve diferenças significativas na comparação entre pais e mães nem na dimensão de autonomia (U=138,50; p>0,05), nem na dimensão de relação (U=163,50; p>0,05). Contudo, famílias nucleares tenderam para metas autônomo-relacionais, enquanto famílias mononucleares e reconstituídas para metas relacionais. Tais resultados sugerem, portanto, a relevância em considerar a pluralidade de arranjos familiares nas investigações das metas de socialização.

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

Silva, L. O. da, & Pessôa, L. F. (2019). Metas de socialização de pais e mães de diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(3), 831–849. https://doi.org/10.12957/epp.2018.40452

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento