Psicoterapia de grupo com foco na adaptação acadêmica: um experimento com estudantes

Autores

  • Daiane Bocard do Couto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Carla Cristine Vicente Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.40450

Palavras-chave:

adaptação acadêmica, psicoterapia de grupo, QVA-R

Resumo

O estudo teve foco na adaptação acadêmica para identificar efeitos da psicoterapia de grupo na elaboração do processo de adaptação em estudantes no primeiro ano da universidade. Participaram do estudo 24 estudantes, quatro do sexo masculino e 20 do sexo feminino, com idades entre 18 e 29 anos, do curso de psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os participantes foram divididos em dois grupos de 12 pessoas, chamados de grupo A e grupo B. O grupo A frequentou 8 sessões de psicoterapia de grupo. O grupo B funcionou como grupo controle. Ambos os grupos responderam o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido – QVAr, em dois momentos, no início e no final do período letivo. Os resultados mostraram que o grupo que participou da psicoterapia, ao final do estudo, elevou seu nível de adaptação acadêmica, passando de médio adaptado para bastante adaptado. Enquanto o grupo controle regrediu seu nível de adaptação, indo de bastante adaptado para médio adaptado. Concluiu-se que participação engajada em um grupo psicoterápico auxiliou estudantes a enfrentar seu processo de adaptação acadêmica no 1º ano de graduação.

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

Couto, D. B. do, & Vicente, C. C. (2019). Psicoterapia de grupo com foco na adaptação acadêmica: um experimento com estudantes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(3), 812–830. https://doi.org/10.12957/epp.2018.40450

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento