Apreendendo a inclusão social sob o olhar das representações sociais

Autores

  • Ana Cristina de Oliveira Borba Paulino Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Maria da Penha de Lima Coutinho Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP
  • Fabrycianne Gonçalves Costa Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.40448

Palavras-chave:

inclusão, deficiência visual, representação social, psicologia social

Resumo

Este estudo objetivou apreender as representações sociais (RS) acerca da inclusão social, elaboradas por pessoas com deficiência visual. Participaram deste estudo 30 pessoas com idade entre 18 e 69 anos, M = 34,2 e DP = 14,4, contatadas em duas instituições públicas, que responderam a um questionário psicossociológico e à entrevista em profundidade. Os dados foram processados pelo SPSS 19.0 e pelo Alceste, e analisados por meio da estatística descritiva e análise lexical. Os resultados apontaram que as RS da inclusão social das pessoas com deficiência visual foram objetivadas por meio das expressões: ambiente físico escolar inadequado, dificuldade na acessibilidade urbana, equipe educacional despreparada para lidar com a diversidade, distância entre as leis e sua aplicabilidade e desconhecimento dos direitos sociais. Ancorado na dialética inclusão/exclusão evidenciada nos aspectos multifacetados desse processo, pelos enunciados percebeu-se que os participantes têm consciência da importância da educação no processo de inclusão à sociedade, uma vez que esta propicia o acesso ao mercado de trabalho, ao lazer e à conquista da cidadania. Espera-se que os resultados possam contribuir para uma melhor conscientização por parte da sociedade no que tange à inclusão/exclusão social no contexto da deficiência visual.

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

Paulino, A. C. de O. B., Coutinho, M. da P. de L., & Costa, F. G. (2019). Apreendendo a inclusão social sob o olhar das representações sociais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(3), 773–792. https://doi.org/10.12957/epp.2018.40448

Edição

Seção

Psicologia Social