Uso do Role-Playing Game no treinamento de habilidade de enfrentamento das situações de risco para o uso de drogas

Autores

  • Vitor Villar Scattone Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Adriana Marcassa Tucci Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38817

Palavras-chave:

role playing, habilidade, risco, droga, tratamento

Resumo

Role-Playing Game (RPG) é uma intervenção lúdica que pode favorecer o treinamento de habilidades de enfrentamento (THE). O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso do RPG no THE das situações de risco para o uso de drogas, mais especificamente, avaliar a autoconfiança do usuário para resistir a esse uso nessas situações. Estudo exploratório, randomizado e constituído por grupos controle e experimental, com cinco usuários em cada. Os participantes estavam internados em uma instituição privada. Os instrumentos utilizados foram: Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) e Brief Situational Confidence Questionnaire (BSCQ). A análise de dados foi realizada por meio da análise de variância com medidas repetidas. A intervenção ocorreu ao longo de quatro semanas, com um encontro semanal e no formato de grupo. Os resultados apontam que o THE proporcionou aumento da autoconfiança dos participantes no enfrentamento de diferentes situações de risco que desencadeiam o uso de drogas, especialmente diante de situações de conflitos pessoais, familiares e sociais; houve também aumento da autoconfiança para recusar o uso de droga em situações que a usava descontroladamente. O RPG pode ser uma ferramenta útil e complementar para THE das situações de risco para o uso de drogas.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Scattone, V. V., & Tucci, A. M. (2018). Uso do Role-Playing Game no treinamento de habilidade de enfrentamento das situações de risco para o uso de drogas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 645–666. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38817

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise