Estilos de Aprendizagem em EaD: Construção e evidências de validade de instrumento

Autores

  • Raíssa Bárbara Nunes Moraes Universidade de São Paulo – USP
  • Thaís Zerbini Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38114

Palavras-chave:

aprendizagem, educação à distância, validação de instrumento

Resumo

A expansão de projetos de educação a distância (EAD) e seus consequentes programas de treinamento, formação e qualificação profissionais ofertados por instituições de ensino superior (IES) e outras organizações, tornam necessário um maior número estudos sistemáticos nesse contexto. Destaca-se a necessidade de estudos relacionados às variáveis do perfil da clientela, como é o caso dos Estilos de Aprendizagem. A presente pesquisa objetivou construir e verificar evidências de validade de um instrumento de medida de Estilos de Aprendizagem no contexto de EAD em IES. Participaram do estudo, virtualmente, alunos de uma universidade pública no interior paulista matriculados em um curso superior a distância. Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e de consistência interna. A escala possui três fatores: Ambiente de Estudo (2 itens, α=0,76); Regulação Externa (4 itens, α=0,63); Interação Interpessoal (2 itens, α=0,40). Por ser um instrumento inédito na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no contexto de EAD em IES, são necessários mais estudos, bem como aplicação em amostras diferentes.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Moraes, R. B. N., & Zerbini, T. (2018). Estilos de Aprendizagem em EaD: Construção e evidências de validade de instrumento. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(1), 149–168. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38114

Edição

Seção

Psicologia Social