Crack e Mídia: O que dizem as principais revistas jornalísticas do país?

Autores

  • Pollyanna Santos da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Luisa Marliére Casela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Érika Pizziolo Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Gabriela Correia Lubambo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Jéssica Verônica Tibúrcio de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Nathália Munck Machado Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Pedro Henrique Antunes da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Regina Noto Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38109

Palavras-chave:

crack, imprensa, estigma

Resumo

O estudo visa analisar os conteúdos divulgados pelas principais revistas de circulação na mídia digital brasileira acerca do consumo de crack. Pesquisa documental, exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa das três revistas semanais com maior circulação no país. O acesso foi através dos sites das revistas, as palavras-chave: "crack", "óxi" e "merla" foram utilizadas e apenas a categoria de notícias foi incluída. As 661 notícias encontradas foram analisadas em relação a duplicação, quando "crack" não foi utilizado como droga e quando não era o tema central na notícia. Restando assim, 559 notícias. A análise de conteúdo temática identificou os principais temas presentes. A maior parte das notícias é permeada pela criminalização e moralização dos usuários de crack, relacionando-se principalmente ao tratamento, bem como o tráfico, com reportagens de ações policiais e ao enfrentamento do fenômeno, através de iniciativas de combate. Compreende-se a mídia enquanto formadora de opinião, mas também como produto sócio-histórico que reflete posições e visões de mundo. Observa-se a necessidade de modificação da abordagem ao fenômeno do crack pelos meios de comunicação analisados, na tentativa de estimular um debate ampliado e realista sobre a temática, em detrimento dos correntes discursos maniqueístas, estigmatizantes e de sobreposição de racionalidades.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Silveira, P. S. da, Casela, A. L. M., Monteiro, Érika P., Ferreira, G. C. L., Freitas, J. V. T. de, Machado, N. M., … Noto, A. R. (2018). Crack e Mídia: O que dizem as principais revistas jornalísticas do país?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(1), 50–71. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38109

Edição

Seção

Psicologia Social