Criminologia e Psicanálise: uma leitura dos atos infracionais na adolescência

Autores

  • Juliana Marcondes Pedrosa de Souza Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Roberto Calazans Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Jacqueline de Oliveira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37143

Palavras-chave:

criminologia, ato infracional, adolescência

Resumo

Quando nos referimos ao ato infracional, destacamos uma questão que diz respeito ao olhar da Psicanálise para as possíveis motivações inconscientes que esse ato pode vir a desvelar, em contraposição ao olhar do Direito, que visa à punição em proldo cumprimento das normas. Em ambos os posicionamentos, têm-se as implicações desse ato no social, não sendo possível abrir mão do enquadre proposto pelas diretrizes legais a todos os que cumprem uma medida socioeducativa. Contudo, há que se reconhecer o estatuto subjetivo implícito no ato infracional, que o faz único em cada história de vida. Nesse contexto, é importante levar o ato infracional à prática do dizer no cumprimento da medida socioeducativa. Este artigo buscará articular as contribuições das teorias psicanalíticas (especificamente freudo-lacanianas e millerianas) sobre os atos do adolescente infrator, através da escuta, buscamos compreender a importância desse dispositivo quando se consegue levar o adolescente a se questionar sobre o ato infracional que tem implicações em sua própria história de vida.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Souza, J. M. P. de, Calazans, R., & Moreira, J. de O. (2018). Criminologia e Psicanálise: uma leitura dos atos infracionais na adolescência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(2), 725–743. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37143

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise