Habilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escrita

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco – USF
  • Adriana Satico Ferraz Universidade São Francisco – USF
  • Thatiana Helena de Lima Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Neide de Brito Cunha Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVAS
  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37132

Palavras-chave:

aprendizagem, avaliação psicológica, habilidades metalinguísticas

Resumo

O presente estudo objetivou, principalmente, investigar a associação entre a consciência fonológica e a escrita em escolares do ensino fundamental e, adicionalmente, comparar os níveis de consciência fonológica entre os anos escolares, o sexo e regiões de proveniência dos alunos. Participaram 317 crianças, com idades entre sete e 12 anos, matriculadas no 3º, 4º e 5º anos de escolas em diferentes regiões do Brasil, que responderam ao Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os dados mostraram a existência de correlação positiva e significativa entre ambas, assim como revelaram a existência de diferenças, tanto entre os anos escolares como entre as regiões. Os resultados são congruentes com os de outros estudos na área e apontam para a importância de que novas investigações sobre o tema sejam realizadas, visando à consolidação do conhecimento sobre o papel das habilidades linguísticas.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Santos, A. A. A. dos, Ferraz, A. S., Lima, T. H. de, Cunha, N. de B., Suehiro, A. C. B., Oliveira, K. L. de, … Silva, I. R. da. (2018). Habilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escrita. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(2), 575–594. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37132

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento