Eu sou o que me dizem que sou? Zombaria, Habilidades Sociais e Autoconceito

Autores

  • Lívia Andrade Benatti Universidade Federal de São Carlos
  • Débora de Hollanda Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.34766

Palavras-chave:

habilidades sociais, autoconceito, zombaria

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal investigar se as habilidades sociais poderiam funcionar como uma variável moderadora na relação entre a provocação dos colegas e o autoconceito. Quarenta e oito meninas entre 9 e 10 anos foram avaliadas por uma escala de autoconceito (EAC-IJ), por um componente do instrumento de avaliação de habilidades sociais (SMHSC-Del Prette), baseado em autorrelato, e responderam a um questionário que fornecia uma medida da frequência de provocação/zombaria feita por colegas. Além disso, as professoras das participantes fizeram uma avaliação do nível de socialização das participantes, utilizando uma escala de 10 pontos, criada pelas pesquisadoras. Os resultados revelaram uma tendência para um efeito moderador do nível de socialização na relação entre provocação e autoconceito. As participantes que foram consideradas mais sociáveis pareciam sofrer menos os efeitos negativos da provocação e, consequentemente, apresentaram escores maiores na escala de autoconceito do que as participantes consideradas menos sociáveis.

Downloads

Publicado

09-07-2018

Como Citar

Benatti, L. A., & Souza, D. de H. (2018). Eu sou o que me dizem que sou? Zombaria, Habilidades Sociais e Autoconceito. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 85–102. https://doi.org/10.12957/epp.2017.34766

Edição

Seção

Psicologia Social