Concepções acerca da Religiosidade: a Perspectiva da Criança

Autores

  • Ana Paula Sesti Becker Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Josiane Delvan da Silva Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.33186

Palavras-chave:

criança, religiosidade, espiritualidade, cognição

Resumo

A religiosidade, a busca pelo Sagrado e as indagações quanto à espiritualidade, têm sido o foco de investigações em diferentes áreas e contextos científicos. Este artigo tem como objetivo analisar as concepções acerca da religiosidade de crianças escolarizadas entre 6 a 10 anos de idade. O estudo constituiu-se como exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada e o desenho temático envolvendo 10 crianças, sendo (5) crianças de um colégio de ensino regular laico e (5) crianças de um colégio de ensino regular religioso. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temático categorial. Os resultados evidenciaram dados similares quanto às representações que as crianças têm acerca da religiosidade, uma vez que a representação que a maioria dos participantes possui em relação ao Divino contempla uma noção concreta e personificada a partir do estágio cognitivo em que se encontram. Além disso, o envolvimento parental constituiu-se como um aspecto importante para o desenvolvimento da religiosidade infantil.

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Becker, A. P. S., & Silva, J. D. da. (2018). Concepções acerca da Religiosidade: a Perspectiva da Criança. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 930–952. https://doi.org/10.12957/epp.2016.33186

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento