Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-Aluno

Autores

  • Ana Maria Nunes El Achkar Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO
  • Vanessa Barbosa Romera Leme UERJ
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO
  • Maria Angela Mattar Yunes Centro Universitário La Salle Canoas – Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.32890

Palavras-chave:

intervenção, autoeficácia, burnout, HSE

Resumo

Este estudo teve por objetivo correlacionar as habilidades sociais educativas dos professores (HSE), o Burnout e a relação professor-aluno. Participaram 400 professores (M= 36,08 anos, DP = 9,94), de ambos os sexos (348 mulheres e 52 homens), os quais lecionavam no 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, provenientes de oito escolas, sendo quatro públicas e quatro particulares, situadas em cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os professores responderam ao Questionário com informações demográficas e nível socioeconômico, à Escala da Relação Professor-Aluno (IHSE-Del-Prette), ao Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Del-Prette) e ao Inventário de Burnout de Maslach (MBI). Os resultados indicaram que as HSE dos professores se associaram positivamente com a relação professor-aluno e negativamente com o Burnout, sendo esse correlacionado negativamente com a relação professor-aluno. O modelo de regressão evidenciou que as HSE dos professores têm maior poder preditivo sobre as relações entre professores e alunos nos Anos Finais do E.F. Conclui-se que intervenções com foco na aprendizagem de HSE dos professores podem contribuir para a prevenção de Burnout, assim como promover o desenvolvimento acadêmico e socioafetivo de seus alunos.

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Achkar, A. M. N. E., Leme, V. B. R., Soares, A. B., & Yunes, M. A. M. (2018). Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-Aluno. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 873–891. https://doi.org/10.12957/epp.2016.32890

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento