Grupo de apoio para pais de crianças com implante coclear

Autores

  • Fernanda Pádua Rezende Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HCRAC/USP
  • Marina Morettin Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HCRAC/USP
  • Midori Otake Yamada Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HCRAC/USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.31465

Palavras-chave:

apoiadores, pais, implante coclear

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar um levantamento bibliográfico sobre grupos de apoio para pais de crianças com implante coclear e discutir os resultados encontrados, buscando evidenciar a importância e os benefícios da utilização dessa ferramenta de auxílio aos pais e cuidadores. Entre os meses de setembro de 2013 e março de 2014 foi realizada a busca de estudos sobre "Grupo de Apoio para pais de crianças com deficiência auditiva, usuárias de implante coclear" nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo e Lilacs, utilizando a combinação de descritores selecionados previamente. Após este levantamento, 15 estudos foram selecionados para análise e discussão. Verificou-se a escassez da literatura sobre o tema. No entanto, foi possível constatar que a realização de grupos de apoio com a família de crianças ou pacientes com determinadas deficiências, ou outras condições de saúde, é uma ferramenta de extrema importância, pois permite aos pais enfrentarem as situações complexas com mais segurança, promovendo trocas de experiências, reflexão, alívio do estresse, além de amenizar a ansiedade entre os familiares. Portanto, os estudos analisados indicam a necessidade de algum tipo de suporte aos pais no enfrentamento da deficiência auditiva de seus filhos, de outras deficiências ou condições de saúde, sendo uma ferramenta de suporte emocional fundamental.

Downloads

Publicado

15-03-2018

Como Citar

Rezende, F. P., Morettin, M., & Yamada, M. O. (2018). Grupo de apoio para pais de crianças com implante coclear. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 800–815. https://doi.org/10.12957/epp.2016.31465

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento