PROMOVE-Crianças: efeitos de um treino em habilidades sociais para crianças com problemas de comportamento

Autores

  • Alessandra Pereira Falcão Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho – UNESP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho – UNESP
  • Natália Magri Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho – UNESP
  • Laísa Aparecida Moretto Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.29324

Palavras-chave:

problemas de comportamento, habilidades sociais, intervenção em grupo

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção em grupo com crianças para promover habilidades sociais infantis e reduzir problemas de comportamento. Os participantes foram sete crianças: duas meninas e cinco meninos, com idades entre 7 e 9 anos, que frequentavam o segundo ano do ensino fundamental. Foram diagnosticados como clínicas para problemas de comportamento, através dos instrumentos CBCL e TRF respondidos por pais e professores respectivamente, antes e após a intervenção, em quatro fases: linha de base; pré-teste; pós-teste e seguimento, como medida de resultado. A intervenção constou de oito sessões em que foram ensinadas habilidades sociais. Como medida de processo foram analisadas as filmagens de todas as sessões, organizadas em iniciais, intermediárias e finais. Os problemas de comportamento mantiveram-se em baixa frequência, durante toda a intervenção, e as habilidades aumentaram de frequência. A partir do CBCL e TRF pode-se verificar diferença estatística significativa quanto aos comportamentos externalizantes nas medidas de pré e pós-teste. O procedimento foi capaz de ensinar habilidades sociais que mudaram estatisticamente quando comparadas as fases inicial-intermediária e intermediária-final.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Falcão, A. P., Bolsoni-Silva, A. T., Magri, N., & Moretto, L. A. (2017). PROMOVE-Crianças: efeitos de um treino em habilidades sociais para crianças com problemas de comportamento. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(2), 590–612. https://doi.org/10.12957/epp.2016.29324

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento