Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos

Autores

  • Marília Mariano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.24836

Palavras-chave:

Práticas educativas, habilidades sociais, problemas de comportamento

Resumo

As interações sociais que ocorrem no ambiente escolar podem favorecer ou prejudicar o desenvolvimento acadêmico e comportamental. Objetivou-se neste estudo comparar práticas educativas de professores e comportamentos infantis, de crianças diferenciadas por indicadores diagnósticos de problemas de comportamento (grupos clínicos e não clínicos para problemas de comportamento), pela escolaridade (pré-escolares e escolares) e sexo. A amostra foi composta por 283 crianças e seus professores da rede pública de ensino, que responderam questionários e entrevista semiestruturada. Foram conduzidas análises estatísticas: testes t de Student e Qui-quadrado. Notou-se que professores tendem a ser menos habilidosos e mais punitivos com meninos, escolares, e crianças clínicas para problemas de comportamento. Meninas e crianças não clínicas para problemas de comportamento apresentam maiores médias de habilidades sociais e menores escores de problemas comportamentais.

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Publicado

21-07-2016

Como Citar

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(1), 140–160. https://doi.org/10.12957/epp.2016.24836

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento