A Produção da Educação Superior no Brasil: analisando controvérsias acerca da EAD

Autores

  • Júlio César de Almeida Nobre Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Andréa Magalhães Naves Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.20276

Palavras-chave:

educação, teoria ator-rede, educação a distância

Resumo

Este trabalho tem como finalidade realizar uma análise sobre a produção da Educação Superior no Brasil, em uma atualidade de intensa instabilidade acerca das controvérsias da Educação a Distância – EAD. Para tal, utilizaremos o referencial teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, visto que tal abordagem se apresenta como bastante potente para análise de instáveis coletivos. A TAR nos remete a alianças, fluxos de elementos heterogêneos, mediações – entendidas como humanas e não humanas – capazes de mobilizar, modificar, potencializar as conexões que articulam seus processos. A pesquisa tem como objetivo traçar, portanto, um relato cartográfico de mediações que produzem e são produzidas por aquilo que entendemos por educação a distância. Buscamos produzir um relato, através de diversos mediadores, onde é possível identificar o posicionamento de grupos e antigrupos. Encontramos argumentos articulados a EAD como uma educação superior em expansão, tendo o avanço da tecnologia atrelada a esse desenvolvimento e porta-vozes importantes que lutam por uma tradução do ensino superior articulado ao ensino público, laico e presencial. Trata-se de um relato descritivo de controvérsias concebidas como um importante observatório para o rastreamento de redes, visto que um coletivo, quando fortemente instável, deixa mais exposto o trabalho dos mediadores e acaba por facilitar sua própria cartografia.

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Publicado

20-12-2015

Como Citar

Nobre, J. C. de A., & Naves, A. M. (2015). A Produção da Educação Superior no Brasil: analisando controvérsias acerca da EAD. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(4), 1363–1382. https://doi.org/10.12957/epp.2015.20276