Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório

Autores

  • Fernando Baptista de Souza Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • André Luiz Monezi Andrade Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Thiago Pavin Rodrigues Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Marcelo Oliveira do Nascimento Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Denise De Micheli Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.19429

Palavras-chave:

abuso de drogas, prevenção, professores, adolescente, educação

Resumo

O uso abusivo de drogas configura-se como um grave problema de saúde pública. O presente trabalho buscou identificar as principais crenças e conhecimentos de educadores sobre o uso de drogas. Participaram do estudo 105 educadores de escolas públicas e 399 de escolas particulares da cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário fechado, de autopreenchimento e anônimo. Aproximadamente 32% dos educadores de escolas públicas e 44% de escolas particulares afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre o tema. Além disso, cerca de 50% dos educadores afirmaram ser a maconha a porta de entrada para o uso de outras drogas e 64% dos educadores de escolas públicas e 46% de escolas particulares concordaram que as drogas provocam apenas a ilusão do prazer. Os dados indicam a necessidade da implementação de programas de capacitação, desconstruindo crenças baseadas no senso comum e facilitando o acesso desse público a conteúdos científicos.

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Publicado

05-11-2015

Como Citar

Souza, F. B. de, Andrade, A. L. M., Rodrigues, T. P., Nascimento, M. O. do, & Micheli, D. D. (2015). Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(3), 1081–1095. https://doi.org/10.12957/epp.2015.19429

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise