Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.19429Palavras-chave:
abuso de drogas, prevenção, professores, adolescente, educaçãoResumo
O uso abusivo de drogas configura-se como um grave problema de saúde pública. O presente trabalho buscou identificar as principais crenças e conhecimentos de educadores sobre o uso de drogas. Participaram do estudo 105 educadores de escolas públicas e 399 de escolas particulares da cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário fechado, de autopreenchimento e anônimo. Aproximadamente 32% dos educadores de escolas públicas e 44% de escolas particulares afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre o tema. Além disso, cerca de 50% dos educadores afirmaram ser a maconha a porta de entrada para o uso de outras drogas e 64% dos educadores de escolas públicas e 46% de escolas particulares concordaram que as drogas provocam apenas a ilusão do prazer. Os dados indicam a necessidade da implementação de programas de capacitação, desconstruindo crenças baseadas no senso comum e facilitando o acesso desse público a conteúdos científicos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.