Transições cotidianas entre a família e a escola: atividades e relações de crianças nesses contextos ecológicos

Autores

  • Maureanna Cardoso Alvão Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.17662

Palavras-chave:

transição ecológica, criança, atividades, relações

Resumo

A partir do conceito de transição ecológica (TE), no escopo da Psicologia do Desenvolvimento, este estudo objetivou compreender as mudanças de ambiente, atividades, relações e papeis que marcam o início da vida escolar do ponto de vista da criança. Foram entrevistadas 46 crianças de uma escola pública, de três a quatro anos de idade, em Belém/PA. Os resultados revelaram que durante os percursos de ida à escola e volta para a casa as crianças demonstraram tanto sentimento de bem-estar/alegria (envolvimento da mãe e outros familiares nas rotinas diárias, relacionamentos iniciados no ambiente escolar) como mal-estar/tristeza (queixas de dor e outros sintomas de doenças, referência à violência). Este estudo pode ser útil para ampliar o conhecimento sobre esta e outras transições ecológicas vividas na infância, com destaque para o processo de adaptação da criança no início da vida escolar.

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Publicado

30-07-2015

Como Citar

Alvão, M. C., & Cavalcante, L. I. C. (2015). Transições cotidianas entre a família e a escola: atividades e relações de crianças nesses contextos ecológicos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(2), 631–651. https://doi.org/10.12957/epp.2015.17662

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento