Nas malhas da rede com Clarice Lispector... aproximações entre a escrita clariceana e a escrita na TAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.16057Palavras-chave:
Clarice Lispector, TAR, atores humanos e não humanosResumo
Neste artigo pretendemos trazer ditos e escritos de Clarice Lispector para uma interlocução com a Teoria Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour. Em nossos encontros, formais ou informais na UERJ, percebemos que com frequência a esta escritora recorremos nas referências e ilustrações ao estudo da TAR a que temos nos dedicado na pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS). De acordo com a própria Clarice, não tivemos a presunção de explicá-la ou interpretá-la - apenas segui-la e explicitar as conexões com o que faz pesquisador da TAR ao compor seu texto. Dedicamo-nos a ampliar o diálogo entre nós e Clarice, percorrendo prazerosamente os meandros de sua inspiradora escrita através da maneira singular e plena de afetos com que articula atores humanos e não humanos, criando uma relação de intimidade com o leitor.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.