A velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritmética

Autores

  • Luciana Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.13893

Palavras-chave:

Velocidade de processamento, Memória de trabalho, Dificuldades de aprendizagem na aritmética

Resumo

Estudos em velocidade de processamento, uma das habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da aritmética, têm despertado o interesse de pesquisadores nas áreas de educação matemática, psicologia cognitiva e neuropsicologia. A literatura indica que uma baixa velocidade de processamento é uma das características dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na aritmética. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa, ainda pouco conclusivos, que relacionam a velocidade de processamento e as dificuldades na aritmética. Discute a relação entre a velocidade de processamento e a memória de trabalho, outra habilidade cognitiva fundamental para a aprendizagem da matemática, e destaca a perspectiva de complementaridade entre estas duas funções.  Por fim, o artigo relaciona a velocidade de processamento e a fluência em fatos aritméticos, e dá ênfase à hipótese de que uma baixa velocidade de processamento contribui para sobrecarregar a memória de trabalho acarretando dificuldades para a recuperação de fatos da memória de longo prazo. Destaca-se a necessidade de mais pesquisa para que se possa melhor definir o papel da velocidade de processamento na aprendizagem da aritmética e, assim, avançar na intervenção preventiva e corretiva das dificuldades nesta área.

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Publicado

05-12-2014

Como Citar

Corso, L. V., & Dorneles, B. V. (2014). A velocidade de processamento e as dificuldades de aprendizagem na aritmética. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(3), 949–966. https://doi.org/10.12957/epp.2014.13893

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento