Evidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF)

Autores

  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco – USF
  • Silvia Brilhante Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Carolina Conti Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.13892

Palavras-chave:

validade de critério, consciência metalinguística, habilidades linguísticas, avaliação psicológica

Resumo

O presente estudo investigou a validade do instrumento Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica – RACF. Participaram da pesquisa 217 crianças de escolas públicas matriculadas no 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental. As crianças foram entrevistadas em quatro sessões nas quais procedeu a aplicação dos instrumentos: RACF, subteste de leitura do TDE e subtestes de vocabulário e de dígito do WISC III. Foram encontradas evidências de validade de critério, pois os escores se diferenciaram pelos anos escolares e nível de habilidade em leitura. Outra evidência de validade foi detectada quando se verificou a associação dos escores do RACF com outras tarefas de avaliação cognitiva, a saber, o vocabulário e memória para dígitos. Enfim, os resultados mostram que o RACF é uma tarefa sensível para mensurar a habilidade metafonológica das crianças.

Downloads

Publicado

05-12-2014

Como Citar

Mota, M. M. P. E. da, Santos, A. A. A. dos, Guimarães, S. B., & Conti, C. (2014). Evidências de validade do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF). Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(3), 933–948. https://doi.org/10.12957/epp.2014.13892

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento