Implementação e avaliação de um Programa de Desenvolvimento da Empatia em estudantes de Psicologia

Autores

  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Nayara Benevenuto Peron Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Monaliza Medeiros Cornélio Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Gisele de Rezende Franco Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.13891

Palavras-chave:

treinamento de empatia, universitários, empatia

Resumo

A empatia é uma habilidade social multidimensional, que torna o indivíduo capaz de compreender sentimentos, necessidades e perspectivas de alguém, expressando esse entendimento de modo que o outro se sinta compreendido e validado. Na Psicologia e no campo da saúde em geral, a empatia é essencial na prática profissional. O estudo-piloto objetivou implementar e avaliar o efeito de um programa de desenvolvimento da empatia em 14 graduandas de psicologia, média de 21,9 anos, de uma universidade pública mineira. No pré e pós-teste foram utilizados o Inventário de Empatia - IE e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal - EMRI. O Programa contou com cinco encontros semanais, totalizando 18 horas de intervenção. Realizou-se uma pesquisa de seguimento três meses após o término do programa, por meio de entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Os resultados quantitativos indicaram melhorias nos fatores do IE: Tomada de perspectiva, Sensibilidade afetiva, Flexibilidade interpessoal e Altruísmo. A avaliação de seguimento revelou benefícios para vida diária e relacional das participantes, maior preparação no âmbito das práticas psicológicas e aprimoramento da formação acadêmica. Conclui-se, a partir da necessidade dos futuros profissionais, o aprimoramento de suas habilidades empáticas.

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Publicado

05-12-2014

Como Citar

Rodrigues, M. C., Peron, N. B., Cornélio, M. M., & Franco, G. de R. (2014). Implementação e avaliação de um Programa de Desenvolvimento da Empatia em estudantes de Psicologia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(3), 914–932. https://doi.org/10.12957/epp.2014.13891

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento