Método Dialético: Uma Construção Possível na Pesquisa em Educação da Infância?

Autores

  • Ivone Garcia Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação da infância, práticas educativas, pesquisa, método dialético

Resumo

Este trabalho objetiva enunciar algumas reflexões pontuais no campo da pesquisa sobre as práticas educativas utilizadas na educação da infância, enfatizando questões pertinentes ao método de pesquisa. Toma, então, como objeto de sua análise, estudos e investigações já concluídos ou em andamento procurando apreender a constituição de possibilidades de orientação dialética. Têm-se em vista a construção de novos olhares sobre o processo investigativo, a partir dos quais seja possível redimensionar não somente as análises como os próprios objetos pesquisados. Considera-se que a reflexão metodológica é uma condição necessária para a (re)criação de paradigmas teórico-epistemológicos que possibilitem interpretar o dinamismo do movimento e das interconexões que compõem aqueles objetos. A superação da pesquisa assentada em processos fossilizados que não consegue apreender a inversão da realidade – estabelecida no processo de representação sobre as relações de produção, as relações sociais e o próprio conhecimento – apresenta-se como um grande desafio para que a educação da infância seja, cada vez mais, objeto de múltiplos olhares, configurando um trabalho em zonas fronteiriças do conhecimento. Tal perspectiva é uma exigência do próprio método dialético.

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Publicado

01-12-2004

Como Citar

Barbosa, I. G., & Magalhães, S. M. O. (2004). Método Dialético: Uma Construção Possível na Pesquisa em Educação da Infância?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 4(2), 47–58. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11142