Conflitos urbanos e políticas da diferença

Autores

  • Aristóteles de Paula Berino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Luis Antonio dos Santos Baptista Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Cidade, Políticas identitárias, Currículo, Multieducação, Zonas de guerra

Resumo

Debates na educação hoje destacam a importância do reconhecimento da diferença. Também o Estado, através das políticas públicas, demonstra interesse pela questão. Neste trabalho desejamos discutir como as políticas para o currículo na rede pública municipal do Rio de Janeiro estabelecem uma relação entre a elaboração pedagógica do reconhecimento da diferença com o problema das condutas e da regulação da vida na cidade. O bom governo da cidade exige localizações identitárias claras, bem delimitadas e configuradas desta forma onde as identidades culturais poderão realizar suas naturezas. Como política de localização, o elogio à diferença presente em um programa curricular multicultural constitui uma estratégia para regular os conflitos identitários na cidade. Uma essencialização do sujeito e da diferença fabrica identidades acomodadas a uma determinada noção de ordem pública e paz na cidade. Nossa análise incide sobre a implementação do Núcleo Curricular Básico Multieducação, orientação para o projeto pedagógico de cada escola.

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Publicado

01-08-2007

Como Citar

Berino, A. de P., & Baptista, L. A. dos S. (2007). Conflitos urbanos e políticas da diferença. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(2), 315–325. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10928