A cidade midiática sob o signo do consumo: a produção de uma sociabilidade da indiferença

Autores

  • Isleide Arruda Fontenelle Fundação Getúlio Vargas - SP

Palavras-chave:

Consumo, Segurança, Comunidade, Sociabilidade, Indiferença

Resumo

Discorre-se sobre as relações entre cidade, consumo, sociabilidade e indiferença. Parte-se de uma análise da concepção de cidade na era do automóvel, tomando-se o projeto arquitetônico das lanchonetes que se desenvolveram à beira das rodovias americanas. A evolução histórica dessas lanchonetes – desde o auge da arquitetura moderna, até o estágio pós-moderno do espetáculo -, demonstra como a cidade tornou-se mercadoria e como isso foi corroendo o espaço público. Tal privatização transforma a cidade em meio para consumo. Se, por um lado, isso demonstra como a cidade integrou o ideal capitalista, por outro, revela como se deu essa integração a partir do “ideal de segurança”. De exaltação do individualismo urbano, tal ideal apresenta-se, nos dias que correm, sob a alcunha do medo que cerca a cidade. Entretanto, há uma relação de continuidade entre esses dois momentos: a busca da segurança como proteção contra o outro, levando à sociabilidade da indiferença.

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Como Citar

Fontenelle, I. A. (2014). A cidade midiática sob o signo do consumo: a produção de uma sociabilidade da indiferença. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(2), 257–270. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10923