A Psicologia na formação de enfermeiros

Autores

  • Carolina Silva Bandeira de Melo Ecole de Hautes Edutes en Sciences Sociales – EHESS
  • Rodrigo Miranda Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
  • Regina Helena de Freitas Campos Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.10482

Palavras-chave:

psicologia, enfermagem, ensino, historiografia

Resumo

Analisamos o ensino de Psicologia na formação de enfermeiras, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil. São apresentados aspectos relacionados a escolas de Enfermagem no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Os tópicos desenvolvidos nos cursos de Psicologia no ensino de Enfermagem estavam ligados aos debates da Psicologia da época. Durante esse período, podemos observar mudanças na formação das enfermeiras de um modelo baseado na experiência para um novo modelo ancorado no conhecimento científico. O governo brasileiro apoiou essa mudança que estava vinculada a um contexto mais amplo do aumento da valorização das ciências no País. Os diferentes conhecimentos da Psicologia contribuíram para o estabelecimento de uma nova formação teórica e prática das enfermeiras. A análise do ensino de Psicologia na formação de enfermeiras contribui para uma melhor compreensão da Psicologia como disciplina no Brasil.

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Publicado

14-04-2014

Como Citar

Melo, C. S. B. de, Miranda, R., Cirino, S. D., & Campos, R. H. de F. (2014). A Psicologia na formação de enfermeiros. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(1), 337–354. https://doi.org/10.12957/epp.2014.10482

Edição

Seção

Clio-Psyché