Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
-
Os autores manifestam explicitamente que seguiram todos os procedimentos éticos.
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 4MB).
- O texto deve seguir as orientações descritas na seção Preparação dos Originais. O (a) autor (a) principal deve baixar o Checklist de submissão, preencher, assinar, digitalizar e enviar como “Documento Suplementar”. Versão em português disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Portugues.pdf. Versão em inglês disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Ingles.pdf. Versão em espanhol disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Espanhol.pdf
- O texto segue os padrões de estilo descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista, e a apresentação das citações e referências seguem a sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2020).
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
- Os autores declaram estar cientes de que, após a submissão ter sido realizada, não são permitidas modificações nos dados de autoria, como a remoção ou inclusão de co-autores, sendo então observada, na publicação do artigo, a sequência de autores constante na folha de rosto.
Psicologia Social
Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.
Psicologia do Desenvolvimento
Objeto de estudo: Estuda processos de mudança ontogenética, buscando descrevê-los e, principalmente, explicá-los por princípios gerais que se explicitam ao longo do ciclo vital, levando em conta as diversidades culturais.
Psicologia Clínica e Psicanálise
Objeto de estudo: Estuda temas relacionados ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção, prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação e acesso à saúde e avaliação.
Clio-Psyché
Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.
Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade
Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade
A proposta do Dossiê Práticas Psi em espaços de Privação e Restrição de liberdade é reunir artigos científicos que discutam a atuação da psicologia em espaços pertencentes ao sistema prisional e ao sistema socioeducativo. O dossiê objetiva agrupar imersões teórico-metodológicas nas regulações de demandas, impasses, desafios e possibilidades da psicologia enquanto ciência e profissão em instituições que, no contexto brasileiro, privam e restringem a liberdade de quase um milhão de pessoas adultas e quase 25.000 adolescentes. O foco será reunir contribuições originais que deem conta das movimentações que as práticas nesses espaços produzem na Psicologia e vice-versa. Nesse dossiê, daremos prioridade a manuscritos que discutam pesquisas de campo, bem como a relatos de experiência, desde que contem com significativa densidade analítica.
Declaração de Direito Autoral
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.