Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os autores manifestam explicitamente que seguiram todos os procedimentos éticos.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 4MB).
  • O texto deve seguir as orientações descritas na seção Preparação dos Originais. O (a) autor (a) principal deve baixar o Checklist de submissão, preencher, assinar, digitalizar e enviar como “Documento Suplementar”. Versão em português disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Portugues.pdf. Versão em inglês disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Ingles.pdf.  Versão em espanhol disponível no link http://www.revispsi.uerj.br/anexos/EPP_checklist_de_submissao_Espanhol.pdf
  • O texto segue os padrões de estilo descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista, e a apresentação das citações e referências seguem a sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2020).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
  • Os autores declaram estar cientes de que, após a submissão ter sido realizada, não são permitidas modificações nos dados de autoria, como a remoção ou inclusão de co-autores, sendo então observada, na publicação do artigo, a sequência de autores constante na folha de rosto.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Estudos e Pesquisas em Psicologia publica textos em português, inglês e espanhol nos seguintes formatos:

• Estudo teórico/revisão de literatura: análise de construtos teóricos, discussão de temas e problemas fundamentos teoricamente, levando ao questionamento de modelos existentes, à reflexão crítica de temas ou conceitos, culminando em apontamentos que sugiram uma perspectiva crítica e inovadora no campo da Psicologia e suas interfaces. Deve ter entre 15 e 25 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências, sem contabilizar a folha de rosto (anexada como documento suplementar).

• Resenha: resumo crítico de obras nacionais (publicadas nos últimos dois anos) ou estrangeiras (publicadas até 5 anos), cujo objetivo é orientar o leitor em relação a aspectos do livro, como características, possibilidades e contribuições para o campo da Psicologia. Deve ter entre 6 e 10 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen e referências, sem contabilizar a folha de rosto (anexada como documento suplementar). São admitidas também Resenhas de filmes, que devem demonstrar claramente o vínculo com o campo da Psicologia. Além disso, deve, obrigatoriamente, identificar um referencial teórico.

• Relato de experiência: relato completo e sucinto de experiência profissional, de relevância social e científica e com resultados ainda que parciais. Deve ter entre 15 e 25 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências, sem contabilizar a folha de rosto (anexada como documento suplementar).

• Tradução: traduções de textos (artigos, ensaios etc.) relevantes para a área e inexistentes em língua portuguesa. Deve conter título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). É necessário o envio de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação. Não há limite de páginas.

• Entrevista: realizadas com autores ou profissionais com contribuição relevante para a área. Devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador (ES) e uma apresentação de no máximo uma página, visando situar o entrevistado para os leitores. É necessário o envio de concordância   do(s) entrevistado(s) com a publicação do material. Não há limite de páginas.

• Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Deve ter entre 15 e 25 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências, sem contabilizar a folha de rosto (anexada como documento suplementar). Sugestão de subtópicos: Introdução, Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos (coleta de dados e éticos), Análise de dados, Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão, em conjunto) e Considerações Finais (optativo). No caso de Resultados e Discussão em um só tópico, as Considerações Finais são obrigatórias.

 

POLÍTICA EDITORIAL

No que representa um conjunto de critérios e orientações a respeito da publicação científica e dos papéis dos principais atores envolvidos no processo editorial trabalhamos em conformidade com o Manual da American Psychological Association (APA) 7th (http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx).

Também seguimos, tanto sob o ponto de vista ético quanto do operacional, as diretrizes do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/core-practices), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA), um conjunto de recomendações que visa melhorar as maneiras pelas quais a produção científica é avaliada por agências financiadoras, instituições acadêmicas e outras partes.

DORA

Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham utilização de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- para a submissão de textos é necessário que os autores manifestem explicitamente que seguiram os procedimentos éticos de pesquisa.

- Autores que já tenham trabalhos publicados na revista só poderão submeter um novo manuscrito após um ano da publicação do último manuscrito aceito;

- Autores que têm trabalhos ainda em processo de avaliação deverão aguardar o término da avaliação e decisão editorial para submissão de novo manuscrito. Em caso de aceite, deverão aguardar o prazo de um ano após a publicação para submeter novo manuscrito. Em caso de recusa, pode-se fazer a submissão de um novo manuscrito para avaliação;

- A revista só publicará um manuscrito por ano, tanto para autor como coautor.

- Após a submissão ter sido realizada não são permitidas modificações nos dados de autoria, como a remoção ou inclusão de co-autores, sendo então observada, na publicação do artigo, a sequência de autores constante na folha de rosto.

 

PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS:

A revista adota as normas e estilo de publicação do Publication Manual of the American Psychological Association - APA (7ª edição, 2020), com exceção de algumas adaptações devidamente informadas nesta página.

Os textos devem ser digitados em Microsoft Word e com espaço entre linhas duplo, com margem esquerda, direita, inferior e superior de 2,5 cm, em fonte Times New Roman, corpo 12, sendo que todas as páginas devem estar numeradas (canto superior direito) e alinhamento justificado. 

No ato da submissão, o autor deverá enviar três arquivos:

 

1) Texto do manuscrito

O arquivo com o manuscrito deve ser nomeado como “texto_para_avaliação”, estar em formato Microsoft Word e não deve ultrapassar 4MB.

A apresentação dos manuscritos deve seguir a seguinte ordem:

- Títulos

O manuscrito contém título em português, inglês e espanhol. Em português, o título tem, no máximo, 15 palavras. O título deve ser centralizado e conter letras iniciais de cada palavra em maiúsculas. Não colocar em Negrito. Manuscritos de relatos de experiência devem obrigatoriamente conter as palavras "relato de experiência" no título.

- Resumo em português, em inglês (Abstract) e em espanhol (Resumen)

- Os resumos em português, inglês e espanhol devem ter espaço entre linhas simples, com alinhamento justificado, corpo 12 e não devem conter citações e nem abreviações. O resumo em português deve conter de 150 a 200 palavras. 

- Para Relato de pesquisa, o resumo deve incluir, obrigatoriamente, uma descrição sumária do problema investigado, objetivo, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, resultados e conclusões (ou considerações finais, no caso de estudos qualitativos). As considerações finais devem apresentar as implicações ou aplicações do conhecimento produzido.

- Fornecer, após o resumo, de três a cinco palavras-chave (em português, inglês e espanhol), com iniciais minúsculas e separadas com vírgula. Para utilizar descritores mais adequados, consulte a lista de terminologias BVS-Psi que pode ser acessada pelo link: www.bvs-psi.org.br/php/index.php. Obs.: Os termos “Palavras-chave”, “Keywords” e “Palabras clave” devem estar em Itálico.

- Estrutura do Texto

- O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. Como a introdução do manuscrito é facilmente identificada pela sua posição no texto, não é necessário inserir o título “Introdução”.

Toda a estrutura do texto deve estar de acordo com as normas e estilo de publicação do Publication Manual of the American Psychological Association - APA (7ª edição, 2020).

- Notas de rodapé. Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser inseridas por algarismos arábicos no texto e colocadas como notas de fim.

- Figuras e Tabelas. As tabelas devem ser redigidas em corpo 12, com espaço entre linhas duplo. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e as mesmas deverão ser apresentadas após as Referências, uma por página. As palavras Figuras e Tabelas, que aparecem no texto, devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. As normas da APA 7ª Edição não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Ver mais detalhes em Apresentação de Figuras e Tabelas. 

Caso o manuscrito apresente fotografias de pessoas, deverá ser enviada uma permissão assinada por elas autorizando o uso de sua imagem. Também é necessário o envio de uma carta original de autorização do fotógrafo ou empresa que detém a concessão e o direito de uso da imagem. O corpo da carta deve conter que o fotógrafo ou a empresa é detentor dos direitos sobre as imagens e que dá direito de reprodução para a revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. É importante salientar que os autores são responsáveis por eventuais problemas de direitos de reprodução das imagens que compõem o manuscrito e que a Estudos e Pesquisas em Psicologia não se responsabiliza com custo de direitos de propriedades de imagem em qualquer modalidade.

 - Citações dos autores. As citações de autores deverão ser feitas de acordo com as normas da APA 7ª Edição. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, ela deve ser delimitada por aspas e a citação do autor deve ser seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em um novo parágrafo, corpo 12 e recuo de 1,25cm da margem esquerda. Não use comandos como negrito ou itálicos nessa seção. Os grifos devem ser sublinhados.

O manuscrito deve possuir no máximo três autocitações, considerando todos os autores do manuscrito submetido. Em caso de autocitação no manuscrito que possa levar à identificação de autoria e comprometer a avaliação cega por pares, o nome do autor deve ser retirado do corpo do trabalho e substituído por AUTOR e o ano da publicação no corpo do texto (exemplo: “AUTOR, 2020) e no início da lista de Referências - e não na sequência alfabética – por “Autor, ano de publicação - incluir referência após a avaliação por pares” (exemplo: Autor, 2020 - incluir referência após a avaliação por pares). As informações omitidas para avaliação deverão ser inseridas na folha de rosto.

- Listas de Referências. Os relatos de pesquisas, estudos teóricos, resenhas, relatos de experiência, tradução e entrevista devem ter, no máximo, 30 referências. Para revisão de literatura serão aceitas até 40 referências.  Utilize espaço duplo, deslocamento de 1,25 cm e não deixe espaço entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores, que não deve ser substituído por traços ou travessões. As referências devem aparecer segundo as orientações da APA 7ª Edição. Conforme as normas da APA 7ª Edição, os artigos em periódicos com DOI devem apresentar apenas o link completo (por exemplo, https://doi.org/10.1109/5.771073. Para os artigos em períodos sem DOI, Dissertações e Teses e outras referências, são fornecidos os URLs (por exemplo, http://...). O DOI e URL estão ativos e prontos para acesso imediato.. Não são aceitas referências de trabalhos em avaliação, somente no prelo.

 

2) Folha de Rosto

- Os autores devem baixar o modelo de Folha de Rosto disponível neste link e enviar como “Documento Suplementar”.

- O arquivo deve ser nomeado como “folha_de_rosto”,  estar em formato Microsoft Word e não deve ultrapassar 4MB.

A folha de rosto deve conter:

- A seção a que o texto está sendo submetido: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicanálise, Clio-Psyché (História da Psicologia) ou, se for o caso, Dossiê.

• O tipo de texto: Relato de pesquisa, estudo teórico, revisão de literatura, resenha, relato de experiência, tradução e entrevista.

• Título com máximo de 15 palavras, em português, inglês e espanhol;

• Nome(s) do(s) autor(es), filiação institucional, ORCID, telefone e e-mail de cada autor;

• Indicação da contribuição específica de cada autor, tendo por requisito mínimo para crédito de autoria: (a) Participação ativa da discussão dos resultados; (b) Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

• Informações sobre financiamentos obtidos (se houver)

Chamamos a atenção dos autores para que retirem do texto a ser avaliado dados que identifiquem a autoria, o lugar ou a instituição onde a pesquisa foi realizada. A identificação de autoria do trabalho também deverá ser removida da opção Propriedades no Word.

3) Checklist de submissão

O (a) autor (a) principal deve baixar o Checklist de submissão disponível neste link, assinar, digitalizar e enviar como “Documento Suplementar”. O checklist deve estar em formato PDF e o arquivo deve ser nomeado como “checklist” e não deve ultrapassar 4MB.

 

SUBMISSÃO EM INGLÊS E ESPANHOL:

Os manuscritos podem ser submetidos para publicação em um dos idiomas: português, inglês ou espanhol. Caso os/as autores/as optem pela publicação em inglês ou espanhol, no ato da submissão on-line o manuscrito deverá ser encaminhado em português, exceto em caso de autoria integral estrangeira, nativa de países de língua inglesa ou espanhola. Após a tramitação, no caso de o manuscrito ser aceito, os/as autores/as devem confirmar em qual idioma desejam publicar, e se responsabilizarão pelos custos de sua tradução para inglês ou espanhol, utilizando-se exclusivamente de tradutores/as sugeridos/as oportunamente pela revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Na hipótese de ser escrito em língua estrangeira por autoria nativa em inglês ou espanhol, o texto deverá ser submetido a um/a dos/as tradutores/as indicados/as pela revista para fins de revisão. Em nenhuma hipótese serão aceitas traduções ou revisões feitas por outros/as tradutores/as.

Sugerimos a autores/as que busquem financiamento junto às suas instituições e fontes de pesquisa para a tradução dos textos, uma vez que a revista Estudos e Pesquisas em Psicologia não conta com recursos para tais fins.

  

APRESENTAÇÃO DE FIGURAS OU TABELAS:

As tabelas devem ser redigidas em corpo 12, com espaço entre linhas duplo. É necessário assinalar no texto onde devem aparecer as Figuras e Tabelas, que devem ser inseridas ao final do texto, uma em cada página. Devem seguir o formato definido na sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2020).

As Figuras devem ser apresentadas no formato "JPEG" de 200dpi a 400dpi.

As Tabelas, incluindo título e notas, deverão ser produzidas em preto e branco com a ferramenta Inserir do Word (não colar como figura) e inseridas uma por página, ao final das referências. A tabela não poderá exceder 17,5 cm de largura por 23,7 cm de comprimento.  Para outros detalhamentos, especialmente em casos atípicos, o manual da APA deve ser consultado. A quantidade de figuras e tabelas não deve exceder cinco unidades.

 

APRESENTAÇÃO DAS CITAÇÕES E REFERÊNCIAS:

A apresentação das citações e referências deve seguir a sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2020).

Deve-se evitar notas de rodapé. Caso sejam imprescindíveis, devem ser apresentadas como notas de fim, conforme a sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2020).

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS TEXTOS:

 • Os editores avaliarão o conteúdo textual (procurando identificar plágio), identificarão submissões duplicadas, textos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

• O texto será enviado para avaliação duplo-cega de acordo com os critérios de publicação da Estudos e Pesquisas em Psicologia;

• A aprovação final do artigo é de responsabilidade do conselho editorial.

Os formulários de avaliação preenchidos serão encaminhados aos autores. Se indicarem a necessidade de correção e houver interesse do(s) autor(es) em reformular o texto, este deve vir acompanhado de uma carta de reformulação ao editor onde conste a reprodução das solicitações dos avaliadores, como foram atendidas e as justificativas das não atendidas. As alterações no corpo do texto reformulado devem vir obrigatoriamente em fonte de cor azul, SEM o uso da ferramenta “COMENTÁRIOS” do Word;

A Comissão Editorial reserva-se o direito de efetuar pequenas alterações ou cortes no trabalho, com o objetivo de uniformizá-lo aos critérios de publicação da revista, desde que nenhuma destas alterações resulte em modificações de conteúdo. A Comissão Editorial reserva-se, ainda, o direito de decidir sobre casos especiais, a fim de manter a qualidade e periodicidade da revista.

 

DIVULGAÇÃO

 A Estudos e Pesquisas em Psicologia solicita aos autores que, após a publicação do seus artigos, divulguem seus estudos nas redes sociais, por exemplo:

Academia.edu - https://www.academia.edu/

Mendeley - https://www.mendeley.com/

ResearchGate - http://www.researchgate.net/

ResearcherID - http://www.researcherid.com/Home.action

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-BR

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE:

O conteúdo do trabalho original, ou mesmo reformulado quando for o caso, que venha a ser publicado na Estudos e Pesquisas em Psicologia é de total e absoluta responsabilidade do(s) autor(es), o que inclui os aspectos éticos e legais inerentes à realização de um trabalho científico no espaço virtual.

 

DIREITOS AUTORAIS:

Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.

 

INFORMAÇÕES AOS AUTORES:

Os textos deverão ser submetidos diretamente no site da Estudos e Pesquisas em Psicologia, seguindo todos os passos devidamente descritos a partir da página http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/author/submit.

Em caso de dúvidas referentes ao Processo de Submissão de Artigos, contate-nos através do e-mail revispsi@gmail.com

 

ENVIO DE TEXTOS

Caso não possua o cadastro na revista, siga os passos abaixo para efetuá-lo:

1 – O autor deve acessar o site da revista e clicar em “Cadastro” (localizado no canto superior direito, do site da revista)

2- Preencher o formulário com informações de: Nome Próprio (primeiro nome), sobrenome, instituição (afiliação), país, e-mail, usuário (seu login de acesso), senha e repetir a senha

3- Marcar a opção de declaração de privacidade (Sim, eu concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade.)

4- Se deseja receber notificações acerca de novidades e novas publicações da revista, marcar a opção (Sim, eu gostaria de ser notificado(a) de publicações e anúncios novos.)

5- Clicar em Cadastrar

 

Submissão via sistema OJS

1 - Após o cadastro, acesse o sistema. Para isso, preencha as informações de login e senha na barra lateral direita; para confirmar, clique em acesso;

2 -Após o acesso ao sistema, clicar em Nova Submissão;

3- Em "Passo 1. Início";

  • Selecionar o idioma da submissão;
  • Indicar a seção o qual o trabalho se enquadra;
  • Marcar os Requisitos para Envio de Manuscrito, desde que este esteja de acordo com o que foi definido;
  • Inserir comentários para o Editor caso tenha alguma observação. (Obs.: dependendo do periódico este campo deve ser utilizado para indicar até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando nome, instituição e e-mail para contato);
  • Eventualmente, marcar a opção Contato de Correspondência;
  • No item Aceitar a declaração de direitos autorais marcar as opções “Sim, eu concordo em cumprir os termos…” e “Sim, eu concordo em ter meus dados coletados e armazenados….”.
  • Clicar em Salvar e Continuar.

4- Na aba “2. Transferência do manuscrito” (arquivos com até 4 MB)

  • Para enviar o arquivo principal;
    • Clicar em "Enviar arquivo”, selecionar o arquivo e clicar em abrir;
    • Após o registro do envio do arquivo clicar em “Texto do artigo”;
  • Envio de check list, folha de rosto e outros documentos;
    • Clicar em “Enviar arquivo”;
    • Após o registro do envio do arquivo clicar em “Outro”;
    • Selecionar a opção pertinente ao seu arquivo e clicar em “salvar”;
  • Clicar em Salvar e Continuar.

5- No passo “"3. Inserir metadados"

  • No campo título, inserir o título completo no idioma original do texto;
  • Em resumo, preencher com o resumo do texto no idioma original da submissão;
  • Indicar a seção o qual o trabalho se enquadra;
  • Caso haja mais de um autor pressione o botão “Incluir Coautor” para inserir outros autores (preencher com os dados corretos do coautor, clicar em “salvar”. (Obs.: repita esse processo para mais coautores, é possível indicar a pessoal é autor ou tradutor do texto);
  • Clicar em Salvar e Continuar.

6- No item “4. Confirmação”

  • Clicar em finalizar submissão;
  • clicar em “Ok” para confirmar;

7- Na página seguinte será exibida a aba  “5. Próximos passos”, que confirma o envio do texto.

 

SEÇÕES:

Psicologia Social

Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.

Psicologia do Desenvolvimento

Objeto de estudo: Estuda processos de mudança ontogenética, buscando descrevê-los e, principalmente, explicá-los por princípios gerais que se explicitam ao longo do ciclo vital, levando em conta as diversidades culturais.

Psicologia Clínica e Psicanálise

Objeto de estudo: Estuda temas relacionados ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção, prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação e acesso  à saúde e avaliação.

Clio-Psyché

Objeto de estudo: Estuda temas que articulam fenômenos e processos psicológicos, assim como as práticas sócio-institucionais e culturais em que eles se manifestam e se engendram. Contempla a perspectiva estadunidense, a européia emergente, bem como as concepções e discussões epistemológicas, antropológicas e históricas contemporâneas.

Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade

Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade

A proposta do Dossiê Práticas Psi em espaços de Privação e Restrição de liberdade é reunir artigos científicos que discutam a atuação da psicologia em espaços pertencentes ao sistema prisional e ao sistema socioeducativo. O dossiê objetiva agrupar imersões teórico-metodológicas nas regulações de demandas, impasses, desafios e possibilidades da psicologia enquanto ciência e profissão em instituições que, no contexto brasileiro, privam e restringem a liberdade de quase um milhão de pessoas adultas e quase 25.000 adolescentes. O foco será reunir contribuições originais que deem conta das movimentações que as práticas nesses espaços produzem na Psicologia e vice-versa. Nesse dossiê, daremos prioridade a manuscritos que discutam pesquisas de campo, bem como a relatos de experiência, desde que contem com significativa densidade analítica. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.